Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de março de 2010

Van Gogh - em "Sonhos" de Akira Kurosawa.













A melhor interpretação de Van Gogh no cinema foi feita por Martin Scorsese para o filme Sonhos, de Kurosawa. Para quem ainda não viu, vale a pena observar um Van gogh "sedento" pela luz do sol, desenhando sem parar em um campo de trigo, recheado de corvos nas árvores. A cena é rápida. O diretor Martin Scorsese está irreconhecível e faz um papel apaixonado, diante da paisagem no calor da manhã.
Impressionado, o diretor de Sonhos começa a conversar com o artista:
“Uma cena que parece pintura não dá pintura. Se olhar com atenção você verá que toda natureza tem sua beleza. Quando encontro esta beleza natural eu simplesmente me perco nela. Então, como num sonho, a cena se pinta sozinha. Eu consumo esta cena natural eu a devoro completamente. Quando termino, a imagem aparece completa diante de mim. Mas é difícil segurá-la aqui dentro”.
O jovem Kurosawa pergunta como ele consegue, como ele faz para segurar a cena e pintar, e Van Gogh responde que trabalha como um escravo:
"Eu vou ao máximo, como uma locomotiva. Preciso me apressar, o tempo está acabando. Resta pouco tempo para pintar.”
Kurosawa aponta para o rosto de Vang Gogh, pergunta se ele se feriu na orelha e o pintor, sem parar de desenhar, responde: Kurosawa vai atrás dele...
“Ontem eu tentava completar um auto-retrato. Não conseguia acertar a orelha, então cortei a orelha e a joguei fora”.
Levanta a cabeça para o sol e sai depressa perdendo-se no meio do campo de trigo...

É claro que este mestre japonês fez, para o filme, inúmeros desenhos, já que o seu desejo inicial, quando ainda era criança, era de tornar-se Pintor.

Kurosawa.

KUROSAWA 100 ANOS (23 a 28 de março de 2010).
A Cinemateca Brasileira celebra neste mês os 100 anos de nascimento de um mestre do cinema – Akira Kurosawa. Composta por 6 títulos, a homenagem exibe filmes realizados pelo diretor nos anos 40 e obras do final de sua carreira, incluindo seu último filme, Madadayo. Nascido em 23 de março de 1910, em Tóquio, Kurosawa iniciou sua carreira no cinema na década de 30, como assistente de direção. Estreou como diretor anos mais tarde, em 1943, com A saga do judô. Tornou-se mundialmente conhecido com Rashomon, pelo qual foi indicado ao Oscar e recebeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1951. O sucesso de Rashomon no Ocidente foi responsável também por projetar internacionalmente não só a carreira de Kurosawa como toda cinematografia japonesa. Com um repertório de inúmeras obras-primas, dentre as quais destacam-se Os sete samurais, Dersu Uzala, Viver, Trono manchado de sangue, Ralé, entre muitas outras, Kurosawa influenciou gerações de cineastas e, entre seus admiradores, contam-se nomes como Martin Scorsese, George Lucas e Francis Ford Coppola. A programação organizada pela Cinemateca apresenta Juventude sem arrependimento, drama que evoca um capítulo obscuro da história do Japão – a invasão da Manchúria pelo exército japonês; A luta solitária, com o consagrado ator Toshiro Mifune no papel principal; Kagemusha – A sombra do samurai, marco na carreira de Kurosawa, filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1981; e Ran, baseado na tragédia de Shakespeare, Rei Lear. Fecha o ciclo Dora-heita, de Kon Ichikawa, filme de samurais com roteiro do mestre, realizado após sua morte.
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO

23.03
TERÇA
SALA CINEMATECA PETROBRAS
21h00

A LUTA SOLITÁRIA
24.03
QUARTA

SALA CINEMATECA PETROBRAS

19h00
DORA-HEITA

21h00
JUVENTUDE SEM ARREPENDIMENTOS

25.03
QUINTA

SALA CINEMATECA PETROBRAS

18h00
MADADAYO

20h30
RAN

26.03
SEXTA

SALA CINEMATECA PETROBRAS

18h00
JUVENTUDE SEM ARREPENDIMENTOS

20h00
KAGEMUSHA – A SOMBRA DO SAMURAI

27.03
SÁBADO

SALA CINEMATECA PETROBRAS

19h00
A LUTA SOLITÁRIA

21h00
DORA-HEITA

28.03
DOMINGO

SALA CINEMATECA PETROBRAS

17h00
KAGEMUSHA – A SOMBRA DO SAMURAI

20h00
MADADAYO

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

Dora-heita, de Kon Ichikawa
Japão, 2000, 35mm, cor, 111'
Exibição em 16mm
Legendas em português
Kôji Yakusho, Yûko Asano, Tsurutarô Kataoka, Ryûdô Uzaki
Destemido samurai é contratado para dar fim a uma gangue de bandoleiros que semeia o pânico numa cidade dominada pela corrupção. Cartunista, Kon Ichikawa é celebrado por suas experimentações plásticas e pelos inúmeros filmes que dirigiu nos anos 1950 baseados em contos e romances japoneses. Incansável artista,sua carreira também se estendeu para a televisão, onde derrubou verdadeiros tabus de linguagem. Roteiro de Akira Kurosawa, filmado pelo colega após sua morte.
Classificação indicativa: 14 anos
qua 24 19h00
sáb 27 21h00

Juventude sem arrependimentos (Waga seishun ni kuinashi), de Akira Kurosawa
Japão, 1946, 35mm, pb, 110’
Exibição em 16mm
Legendas em português
Setsuko Hara, Susumu Fujita, Denjirô Ôkôchi, Haruko Sugimura
Jovem estudante tem sua vida profundamente transformada quando seu pai, um professor universitário, é encarcerado pelo exército japonês em razão de seu passado de militância política. O filme se passa durante a invasão da Manchúria pelo Japão, episódio em que milhares de comunistas foram presos pelas forças japonesas. Kurosawa inspirou-se em dois incidentes reais para evocar um capítulo obscuro da história do país. O roteiro de Hisaita Hijiro, dramaturgo proletário que estava proibido de escrever durante a guerra, mostra como o exército japonês ocupa a Manchúria, reprimindo o povo e levando adiante seus projetos expansionistas.
Classificação indicativa: 10 anos
qua 24 21h00
sex 26 18h00

Kagemusha – A sombra do samurai (Kagemusha), de Akira Kurosawa
Japão, 1980, 35mm, cor, 159’
Exibição em DVD
Legendas em português
Tatsuya Nakadai, Tsutomu Yamazaki, Kenichi Hagiwara, Jinpachi Nezu
Lendário samurai é ferido numa batalha feroz. Á beira da morte, ordena a seu clã que encontre um sósia para substitui-lo, mantendo assim sua fama inabalada e os inimigos à distância. Seus discípulos saem à caça de um substituto e encontram num ladrão os traços físicos de seu chefe. Marco na carreira do mestre, Kagemusha foi indicado ao Oscar e venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1981. Para a produção do filme, Kurosawa contou com a colaboração de George Lucas e Francis Ford Coppola, admiradores de sua obra, que o ajudaram nas negociações com os magnatas da Fox.
Classificação indicativa: 12 anos
sex 26 20h00
dom 28 17h00

A luta solitária (Shizukanaru ketto), de Akira Kurosawa
Japão, 1949, 35mm, pb, 95'
Exibição em 16mm
Legendas em português
Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Miki Sanjo, Kenjiro Uemura
Durante a Segunda Guerra, jovem cirurgião contrai sífilis depois de tratar um paciente contaminado. Encerrado o conflito, a enfermidade atormentará o médico e sua relação com a mulher que lhe foi prometida. Sucesso de público em sua época, A luta solitária foi usado pelas autoridades japonesas como peça de propaganda para aumentar a auto-estima do povo japonês, abalado pelas sequelas da guerra.
Classificação indicativa: 12 anos
ter 23 21h00
sáb 27 19h00

Madadayo, de Akira Kurosawa
Japão, 1993, 35mm, cor, 134’
Legendas em português
Tatsuo Matsumura, Kyôko Kagawa, Hisashi Igawa, Jôji Tokoro
Último filme de Akira Kurosawa. No início dos anos 40, professor de literatura alemã decide se aposentar. Seus alunos, a quem soube conquistar com humor e carisma, nutrem especial admiração por ele e organizam a cada ano uma festa para celebrá-lo.
Classificação indicativa: 10 anos
qui 25 18h00
dom 28 20h00

Ran, de Akira Kurosawa
Japão, 1985, 35mm, cor, 162’
Exibição em DVD
Legendas em português
Tatsuya Nakadai, Akira Terao, Jinpachi Nezu, Daisuke Ryû
No Japão do século XVI, poderoso chefe de clã decide dividir sua herança entre os filhos. Para tanto, impõe uma condição – que eles cedam seus castelos ao pai a fim de que ele possa manter sua tropa particular e seu status de Grão-Mestre. Um dos filhos, no entanto, temendo as consequências da resolução do pai, opõe-se à partilha. Baseado na tragédia Rei Lear, de William Shakespeare.
Classificação indicativa: 14 anos
qui 25 20h30