Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Marcelo Grassman - um depoimento


Após os comentários da artista Lygia Eluf sobre os desenhos do Marcelo Grassman, publicados pela Editora da Unicamp, temos aqui uma rariadade: um depoimento curto, sensível e verdadeiro sobre a atividade do artista em relação ao desenho e a vida, dedicada sobretudo, no papel.
O que é passar 50 anos construíndo figuras que fazem ressonância a época medieval e ao espírito humano, mortal, que visa, entre a linha e a mancha, entre a palavra e as ações, uma espécie de transcêdencia?
Trabalhando muito com xilogravura e gravura em metal, Marcelo Grassman procurou uma forma de se expressar que pudesse esclarecer, pela imagem, as estações e os sonhos que todos procuramos, em relação a natureza e a nós mesmos. Uma relação pelo estranhamento, da mesma forma quando encontramos ou somos apresentados a uma nova amizade. Essa é a sensação que temos em relação a obra de Grassmann. Uma coisa estranha por que, é a vida revestida em tantas figuras no papel que de repente fala e depois, mergulha na escuridão das coisas.