Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Votem para residência artística na Terra do Una (MG): www.terrauna.org.br

Apresento aqui neste blog a proposta, (via imagens e textos) do artista Samuel Ornelas para a Residência artística na Terra do Una (MG). Seus trabalhos são feitos utilizando materiais simples como terra, areia, pedras e carvão vegetal, buscando a sombra das árvores e outros elementos encontrados na rua. O trabalho como processo necessita, cada vez mais, estar próximo da natureza. Por favor, leiam os textos logo abaixo do post e votem, para que o artista possa desfrutar desta experiência de desenho e pintura utilizando um ateliê a céu aberto na Serra da Mantiqueira.
Projeto VESTÍGIOS
O trabalho consiste em criar interferências efêmeras em diálogo com determinados ambientes. Aproveita-se a imagem da sombra projetada como representação de uma presença de um determinado tempo em um espaço. Como um vestígio, presente/ausente, existente e por ora desaparecido. Por meio da reutilização de materiais já encontrados nos espaços, como por exemplo, areia, pedras e o uso do carvão vegetal, o intuito deste trabalho é sensibilizar que tudo está em constante movimento e transformação. São materiais que o próprio tempo é capaz de eliminar com ajuda de fenômenos naturais como a chuva, o vento e o sol, atuando de maneira a deixar suas marcas. A mudança e a transformação social estão relacionadas a união e a relação entre pessoas e o espaço que convivem. Propor novas interpretações, pode alterar a nossa percepção diária e valores já pré-estabelecidos.
O Projeto do Artista
O projeto está aberto a todo o instante a contar com aparticipação dos artistas residentes, com o público do Ponto de Cultura e Sustentabilidade e com qualquer pessoa afim, pois, de certa forma, necessita dessa interação para a construção das imagens.
Oficina Interativa Usando como referência os trabalhos doartista inglês Andy Goldsworthy, a proposta é que em determinado momento as pessoas interessadas se unam para criarem um ou mais objetos ou imagens usando somente recursos encontrados na paisagem.
Vivência Mostra Conversa Compartilhar a experiência já sofrida em outros lugares com o Projeto VESTÍGIOS com os novos trabalhos realizados na Ecovila Terra UNA.
Os trabalhos serão mostrados em uma apresentação digital e depois comentados por todos os participantes e pessoas comuns dos arredores. O projeto VESTÍGIOS vem sendo desenvolvido desde maio de 2007 nas cidades de São Paulo, Santos, São Vicente, Praia Grande, Paranapiacaba e Araquari (SC). Foi feito um vídeo e um projeto editorial com entrevistas de artistas importantes como Fabrício Lopez, Ulysses Bôscolo e ReginaSilveira.
CURRICULUM SAMUEL ORNELAS Santos SP 1986.
Trabalha e vive como artista plástico na cidade de São Paulo. Desde janeiro de 2008 é integrante do Atelier Piratininga,um atelier gerido por artistas com o propósito de compartilharespaço de trabalho, informação, idéias, projetos artísticos e educativos. Atualmente trabalha com desenho,gravura, fotografia e intervenção urbana.
Formado em Design Gráfico no Senac.
Realizou o Evento Terceiras Impressões: INTERAÇOES URBANAS junto a Ernesto Bonato no CentroUniversitário Senac - Santo Amaro.
Participou da Ação no Centro Histórico em Santos pela Virada Cultural Paulista.
Coordenou a Oficina de Xilogravura no CASA ABERTA SENAC.
Oficineiro do Projeto RISCO pelo CircuitoSesc de Artes.
Coordenou com Pedro Pessoa a Oficina POESIA URBANA no Atelier Piratininga.
Coordenou com Eduardo Ver e Pedro Pessoa a Oficina BARRACÃO no Instituto Sidarta. Coordenou com Ulysses Bôscolo a Oficina CALIBRE na Casa da Palavra Mário de Andrade. Participou de exposições coletivas de ilustração, desenho e gravura.
Viajou para São Francisco Xavier, São Bento do Sapucaí, e para a Bolívia e o Peru onde realizou diversos trabalhos coletivos e individuais.